A colina também infuencia em uma melhor função neurológica, além de reduzir a inflamação. Por isso, esse nutriente é altamente indicado para a dieta de gestantes, quando é capaz de fornecer substratos para o desenvolvimento cerebral do feto. Outro benefício relacionado ao consumo da gema está relacionado à melhora na visão, graças a presença de carotenóides: luteína e zeaxantina.
A gema possui ainda ômega 3 na form de DHA, que facilita a comunicação intercelular no sistema nervoso e auxilia no controle do teor de gordura no sangue. O sistema gastrointestinal também é beneficiado com o consumo desse alimento, a responsável nesse caso é uma substância chamada lecitina, que melhoram o funcionamento das membranas das células e também atuam no controle dos níveis e gordura e colesterol.
Mas, para aproveitar todos esses benefícios, é preciso tomar cuidado com os exageros. De acordo com a recomendação de nutricionistas, a gema do ovo deve ser consumida conforme as condições e necessidades de cada indivíduo. Assim, pessoas saudáveis podem consumir um ovo inteiro por dia. Já para quem pratica atividade física, a clara torna-se mais interessante devido a sua concentração de albumina, uma proteína de alto valor biológico que possui todos os aminoácidos essenciais nas quantidades e proporções necessárias.
Outro alerta importante vai para a forma de preparo dos ovos. Deve-se evitar fritá-los, pois desta maneira há uma grande perda dos elementos nutricionais da gema, além de adicionar gorduras desnecessárias ao elemento, que neste caso pode fazer mais mal do que bem. A melhor forma de preparo é cozido ou mexido.
fonte: resumo do dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário