quinta-feira, 11 de julho de 2013

Linguagem corporal dos cães



Os cães possuem diversas formas de se comunicar entre si, algumas como a linguagem corporal e expressões faciais são capazes de mostrar o estado comportamental do animal. É possível saber quando o cachorro está assustado, se está com vontade de brincar ou até mesmo se o animal está diante de uma situação que o amedronta, apenas observando sinais característicos do seu corpo.
Com a postura ereta, o rabo abanando lentamente, as orelhas alertas, mesmo com a aparência mais relaxada, os olhos com as pupilas pequenas, a boca fechada ou com os lábios um pouco separados, indicam que o animal está confiante. Ao contrário, quando o animal se posiciona com uma postura abaixada, o rabo encolhido, as orelhas para baixo, com o olhar arregalado, mostrando a região branca dos olhos, boca semi aberta e respiração ofegante, indicam que o mesmo está assustado ou ansioso.
Linguagem corporal dos cães
O cão certamente estará agressivo com a postura mais rígida, o rabo para cima ou para trás, mas também muito rígido, as orelhas alertas, o olhar focado e intenso, boca aberta com os lábios puxados para trás e alguns dentes a mostra e arrepios visíveis através do aumento da linha de pêlos que começa na base do pescoço e vai até os ombros. Por outro lado, é possível saber que o animal está com medo, quando a sua postura é recolhida para si mesmo, com o rabo completamente encolhido, as orelhas para baixo, os olhos arregalados e com perda de foco, a boca semi aberta com os lábios um pouco para trás e a respiração ofegante.
O cão estará totalmente relaxado quando estiver deitado ou com de pé com uma postura sem nenhuma vigilância, o rabo para cima abanando ou solto naturalmente, as orelhas normais, mas mais relaxadas ou mais pra cima a depender da raça do animal, os olhos focados, mas não olham fixamente para uma direção e a boca aberta com a respiração levemente ofegante.

Fonte: Resumo do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário