sábado, 7 de dezembro de 2013

Como punir um cachorro

Quem possui um animal de estimação em casa sabe o quanto é difícil educá-lo conforme a rotina da casa. No caso dos cães, uma das maiores dúvidas dos donos é sobre como puní-los e estabelecer limites para o  
comportamento do animal. O uso da força ou de agressão física já mostrou-se
totalmente contra indicado para educar animais de estimação, uma vez que os mesmos podem se tornar violentos, podendo a longo prazo, começar a ameaçar a vizinhança e até mesmo os seus donos.

Adestradores explicam que o método que proporciona melhores resultados para punir um cachorro é o do reforço positivo, mas é preciso paciência e conhecer bem os gostos do animal. Essa prática provoca o cão a realizar aquilo que é certo, em detrimento do errado, para ganhar uma recompensa, que pode ser um carinho, comida, brinquedos, um passeio, enfim, aquilo que mais agrada o animal. Inicialmente deve-se repreender os comportamentos inadequados, ensinando-o como proceder corretamente.


Para repreender o animal pode-se interromper a ação do cão com objetos específicos. Pode-se chacoalhar uma lata com moedas dentro ou arruelas de metal, utilizar um spray com água sobre ele, dar estalos, enfim, mostrar ao animal que aquele comportamento não lhe agrada. Em seguida, deve-se mostrar ao cão como se comportar corretamente, a fazer xixi e cocô no local reservado ou a não bagunçar os objetos por exemplo, presenteando-o quando ele começar a aceitar o que lhe é imposto.

Deixar o animal trancado, em locais escuros, sem água ou sem comida, são punições inadequadas. Além de interferir no relacionamento psicossocial do animal, esses tipos de castigo podem deixá-lo agressivo ou sem reação para situações perigosas. Dar broncas também não é indicado, parte dos cães respondem a esse estímulo negativo de forma adversa, sem conseguir associar a reação do dono ao seu comportamento inadequado, já outros acabam desenvolvendo uma insegurança e distúrbios psicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário