quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Usar o computador no escuro pode causar depressão

 

Estudo sugere que ficar exposto a fracas fontes de luz artificial pode provocar alterações no cérebro e no comportamento.


Já havíamos visto por aqui pesquisas sugerindo que o Facebook e até mesmo a forma como usamos a internet poderiam indicar sinais de depressão. Entretanto, de acordo com uma notícia publicada pela Reuters, um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos sugere que, na verdade, o que pode causar depressão é o fato de nos sentarmos diante de uma fonte de luz fraca em um ambiente escuro.
Segundo os cientistas, a pesquisa apontou que as sessões noturnas — e no escuro — diante do computador ou da televisão podem provocar alterações no cérebro e no comportamento, relacionadas aos sintomas de depressão resultantes da exposição à luz artificial.

Desligue o computador e acenda a luz!

Os pesquisadores avaliaram o comportamento de ratinhos de laboratório, que ficaram expostos a fontes de luz artificial — equivalente a uma tela de TV ou computador em um quarto escuro — durante quatro semanas, observando que os animais passaram a apresentar sinais de depressão comparáveis aos sintomas observados em humanos.

Embora sejam necessários mais experimentos para comprovar essa relação entre a luz artificial e os transtornos de humor, não custa nada reduzir um pouco o tempo que você passa diante do computador à noite e acender a luz do quarto enquanto você assiste TV, não é mesmo?

Fontes: Reuters e Molecular Psychiatry

Um comentário:

  1. Deve ser por isso que me sinto deprimente! Pro um lado, a conta de luz agradece mas envolve uma doença séria! Vou começar a acender luz e diminuir o tempo no computador! Essa postagem me ajudou muito! Continue assim !!

    ResponderExcluir