segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Japoneses lançarão satélites que escreverão mensagens no céu

 

Pesquisadores esperam testar a viabilidade da comunicação óptica de alta velocidade através de satélites.

De acordo com uma notícia publicada pelo site SPACE.com, um grupo japonês enviou à Estação Espacial Internacional, além de uma carga para o abastecimento periódico da ISS, pequenos satélites que, quando forem lançados, enviarão mensagens em código morse do céu.

Um dos objetivos do projeto é permitir que os pesquisadores testem técnicas de comunicação óptica e de alta velocidade através de satélites, e os pequenos dispositivos, chamados de cubsats, devem brilhar como estrelas através de lâmpadas de LED de alta intensidade que produzirão os flashes.

Os pesquisadores esperam que tais emissões sejam visíveis aqui da Terra apenas com o uso de simples binóculos, provando a viabilidade da comunicação óptica por meio desses dispositivos. De qualquer maneira, um telescópio, dotado de uma antena e um fotomultiplicador, encontra-se alinhado para receber os principais sinais enviados, garantindo que eles sejam corretamente registrados.

Fontes: SPACE.com e FITSAT-1

2 comentários:

  1. Como diminuir a fome no mundo os poderosos não sabem mas como escrever mensagens no céu eles sabem. Algo está errado ai.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Concordo plenamente com você.

    ResponderExcluir