terça-feira, 15 de outubro de 2013

Todo poderoso limão




Graças às suas múltiplas propriedades e aplicações, ele é considerado o rei dos frutos curativos. Saiba por que você deve incluir esse sabor azedinho no cardápio sem fazer cara feia

POR CARMEN CAGNONI

No calor, nada melhor do que uma limonada gelada. No inverno, um bom chá de limão espanta gripes e resfriados, e esquenta que é uma beleza! Mas as qualidades dessa fruta azedinha vão além de só aquecer e refrescar. Ela tem poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador. "O limão pode ser considerado o rei dos frutos curativos, pela quantidade e variedade de suas aplicações. Porém, tendemos a repudiá- lo por seu gosto azedo e a minimizar suas virtudes. Isso ocorre pela suposição de que ele seja agressivo ao estômago, que possa acidificar o sangue e até afiná-lo", explica Conceição Trucom, química e autora do livro O Poder de Cura do Limão (Ed. Alaúde).
De acordo com a especialista, o limão não agride o aparelho digestivo. Ao contrário, ele age como cicatrizante. E afinar o sangue significa, na verdade, desintoxicá-lo. O limão tem ação depurativa e é muito eficaz na desintoxicação do organismo. "Meio limão espremido em um copo de água morna, tomado pela manhã, em jejum, e 15 a 30 minutos antes das refeições, é um ótimo auxiliar em regimes de emagrecimento. Ao tonificar o fígado e desintoxicar o sangue, ele equilibra o metabolismo de queima da gordura corporal e o mecanismo de compulsão alimentar", revela a química.



COM SEU PH ÁCIDO ASSOCIADO AO TRABALHO ENZIMÁTICO, O LIMÃO QUEBRA PARCIALMENTE AS CADEIAS PROTÉICAS, DEIXANDO AS CARNES MAIS LEVES E FÁCEIS DE DIGERIR





100% aproveitável

Que o limão é rico em vitamina C todo mundo sabe. Mas ele esconde outros segredos fantásticos. Da sua casca é extraído um óleo cítrico com alto teor de monoterpenos (moléculas pequenas que penetram em todos os tecidos e células, com poderosa ação solvente de gorduras). Essa família de nome estranho é composta por muitos integrantes importantes: d-limoneno, terpinenos, geraniol, etc. Pesquisas revelaram que o d-limoneno tem propriedades anticancerígenas e é solvente de cálculos e entupimentos nas artérias, além de descongestionar o fígado, após a ingestão de álcool e de alimentos gordurosos. Pesquisas japonesas comprovaram que o terpineno, por sua vez, é capaz de inibir a oxidação do mau colesterol (LDL) e, assim, evitar arteriosclerose ou infarto. Já o geraniol se mostrou eficaz para inibir a reprodução de células cancerosas, segundo pesquisas feitas em São Paulo.
O limão também é rico em vitamina P, que potencializa a eficácia da vitamina C e atua no fortalecimento dos tecidos capilares e conjuntivos, evitando sangramentos, como os de gengiva; auxilia ainda no processo de cicatrização e no tratamento de edemas; ativa a circulação e equilibra as taxas de colesterol, além de aumentar a resistência contra infecções e viroses e contribuir para o alívio de gripe e resfriado
A vitamina P não é produzida pelo corpo, por isso precisa ser obtida na alimentação. No limão, ela é encontrada na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos da fruta.
E não é só. "A entrecasca e polpa do limão, assim como das frutas cítricas, são ricas em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. Assim, ao preparar sucos de limão e de outras frutas cítricas, recomenda-se não dispensar a entrecasca e a polpa. "Quanto mais turva for a bebida, mais pectina ela conterá", ensina a especialista.

O suco perfeito



A melhor forma de prepará-lo é na centrífuga (ou liquidificador), para aproveitar melhor as fibras. Lave muito bem as frutas e descasque-as, deixando a polpa branca da entrecasca. Corte cada uma ao meio, retire as sementes (se houver) e passe na centrífuga. Caso prefira o liquidificador, esprema parte dos limões e use a outra metade descascada e picada. Aí, é só bater, coar e servir imediatamente. Para tirar melhor proveito de suas propriedades, prepare o suco fresco de limão com outras frutas, vegetais e folhas verdes (uvas, aipo, hortelã, brocólis, gengibre, couve, farelo de aveia). Esses sucos desintoxicantes ativam o sistema imunológico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário