segunda-feira, 15 de julho de 2013

Programa Mais Médicos no Brasil


O programa Mais Médicos, inciativa da presidente Dilma Roussef, já está com inscrições abertas para os médicos interssados. Até o momento não há um número de vagas definido, o que dependerá da demanda de municípios que aderirem ao programa. Para os médicos, o prazo de inscrição se estende até o dia 25 de Julho, já os munícios terão até o dia 22 do mesmo mês para manifestarem adesão. Nos dois casos, as inscrições devem ser realizadas através do Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde, disponível no site abaixo.

A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o suporte médico nas regiões mais carentes do país. Os profissionais selecionados atuarão na atenção básica da rede pública de saúde. Terão prioridade no programa os profissionais que possuem formação em instituições brasileiras de ensino superior. Caso ainda haja vagas serão aceitos médicos formados em instituições estrangeiras, neste caso, os brasileiros formados no exterior também serão priorizados.
Programa Mais Médicos no Brasil
Selecionados profissionais de outros países, estes serão avaliados por três semanas, com o objetivo de verificar se os mesmos possuem domínio da língua portuguesa e oferecer-lhes um conhecimento intensivo sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS. O Ministério da Saúde pagará aos médicos desse programa uma bolsa no valor de R$ 10 mil mensais, além de um auxílio deslocamento, que pode fazer o salário do profissional chegar a R$ 30 mil.

O programa Mais Médicos fará ainda outras mudanças no âmbito da Medicina. O governo federal também instituiu uma mudança na formação dos futuros médicos, que terão de enfrentar uma grade curricular de oito anos. O acréscimo é referente a um novo ciclo de dois anos obrigatório de atuação em serviços de atenção básica, urgência e emergência da rede pública de saúde. A modificação na grade só começará a valer a partir de Janeiro de 2015.

Site do Programa Mais Médicos: maismedicos.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário