segunda-feira, 22 de julho de 2013

Gema do ovo – Colesterol, consumo indicado

Nutricionistas já deram “o sinal verde” para o consumo da gema do ovo. Antes observada apenas pelo seu lado calórico, inúmeros benefícios já estão relacionados ao consumo do alimento. Estudos mostram que uma das substâncias presentes em elevadas concentrações na gema é a colina, derivada da serina, aminoácido que faz parte do complexo B e está ligado à sensação de bem-estar e felicidade.

A colina também infuencia em uma melhor função neurológica, além de reduzir a inflamação. Por isso, esse nutriente é altamente indicado para a dieta de gestantes, quando é capaz de fornecer substratos para o desenvolvimento cerebral do feto. Outro benefício relacionado ao consumo da gema está relacionado à melhora na visão, graças a presença de carotenóides: luteína e zeaxantina.
Gema do ovo - Colesterol, consumo indicado
A gema possui ainda ômega 3 na form de DHA, que facilita a comunicação intercelular no sistema nervoso e auxilia no controle do teor de gordura no sangue. O sistema gastrointestinal também é beneficiado com o consumo desse alimento, a responsável nesse caso é uma substância chamada lecitina, que melhoram o funcionamento das membranas das células e também atuam no controle dos níveis e gordura e colesterol.
Mas, para aproveitar todos esses benefícios, é preciso tomar cuidado com os exageros.  De acordo com a recomendação de nutricionistas, a gema do ovo deve ser consumida conforme  as condições e necessidades de cada indivíduo. Assim, pessoas saudáveis podem consumir um ovo inteiro por dia. Já para quem pratica atividade física, a clara torna-se mais interessante devido a sua concentração de albumina, uma proteína de alto valor biológico que possui todos os aminoácidos essenciais nas quantidades e proporções necessárias.
Outro alerta importante vai para a forma de preparo dos ovos. Deve-se evitar fritá-los, pois desta maneira há uma grande perda dos elementos nutricionais da gema, além de adicionar gorduras desnecessárias ao elemento, que neste caso pode fazer mais mal do que bem. A melhor forma de preparo é cozido ou mexido.

 fonte: resumo do dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário