sábado, 13 de outubro de 2012



Curiosity encontra antigo leito de rio em Marte

 Sonda espacial descobre rochas com evidências da ação de água corrente na superfície do Planeta Vermelho.


De acordo com uma notícia divulgada pela NASA, a Curiosity descobriu um antigo leito de rio na superfície de Marte. A sonda espacial encontrou afloramentos rochosos entre a margem norte da cratera Gale e a base do monte Sharp, contando com pequenas rochas que parecem ter sido esculpidas e transportadas pela forte ação das águas de um rio.
Os cientistas da NASA estão avaliando as imagens enviadas pela Curiosity, afirmando que os tamanhos e os formatos das rochas trazem evidências que permitem calcular a profundidade e a velocidade das águas que fluíam pelo leito. De acordo com as estimativas iniciais, os pesquisadores acreditam que o rio corria a cerca de 0,9 metros por segundo e contava com uma profundidade que poderia, em uma pessoa, variar da altura dos tornozelos até o quadril.

Ação vigorosa das águas

Diversos indícios sobre a presença de água no Planeta Vermelho já haviam sido descobertos pelos pesquisadores, mas essa é a primeira vez que evidências diretas são encontradas, já que os cientistas estão convencidos de que as rochas foram transportadas e moldadas pela ação das águas na superfície de Marte.
Segundo explicou a NASA, a sonda espacial não encontrou nenhuma prova da existência de vida no Planeta Vermelho, e nem é esse o foco da missão. A Curiosity se encontra em Marte para estudar o potencial de habitabilidade do planeta e, de acordo com os pesquisadores, os resultados obtidos em pouco mais de um mês não poderiam ser mais promissores. Os cientistas classificam o leito recém-descoberto como sendo o primeiro ambiente potencialmente habitável.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário