terça-feira, 15 de novembro de 2011




Praticar atividade física de forma regular é a melhor forma de manter o corpo e a mente saudáveis, com as artes marciais não é diferente. Mas, ao contrário das demais atividades, a prática dos mais diversos estilos de luta traz ainda mais um benefício, conhecimento para a autodefesa, uma vez que saber se defender frente a uma situação potencialmente perigosa faz muita diferença nos dias de hoje.
Existem diversos estilos de artes marciais, geralmente a maioria das pessoas começam aprendendo o Karatê e só depois que conhecem outras disciplinas e estilos, despertam interesse por um específico. Entre os mais diferentes tipos de lutas, destacam-se: o Aikido, Taekwondo, Karatê, Jiu-Jitsu, Kung-Fu, Boxe, Kickboxing e muitos outros, sendo que cada um desses estilos tende a se concentrar em técnicas especificas como socos, chutes, cotovelos, joelhos, agarrões e bloqueios.

Benefícios da prática de lutas/artes marciais: Karatê, Jiu-Jitsu, Boxe.


Além da defesa pessoal, muitas pessoas buscam as práticas das artes marciais para aproveitar os benefícios dos exercícios físicos. Em todo caso, o treinamento de qualquer arte marcial irá melhorar o condicionamento físico e cardiovascular, bem como o tônus muscular em geral. A força da musculatura que é mais trabalhada, de acordo com os movimentos normalmente empregados nos treinos, também estará maior após um tempo de treinamento. O melhor de tudo é que os praticantes aprendem a empregar as técnicas ensinadas para aprender a utilizar a força do corpo de uma forma eficaz, têm um ganho significativo na flexibilidade e na coordenação motora do corpo durante e após o treinamento, considerando que as faixas de movimentos inteiras do corpo são exercitadas.
Outra vantagem de praticar artes marciais é que as mesmas possuem um elemento mental e espiritual que, muitas vezes, não só melhoram o foco da mente, mas também ajuda no autocontrole emocional. Assim, emoções como a raiva e o medo são mais bem controlados através da prática diária.

2 comentários:

  1. Pratiquei Karatê por um bom tempo, sou faixa verde.
    Outro benefício é que aprende-se a ter um pouco de auto controle.

    Ótimo post, bom tema para ser abordado. =)

    Abraços e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Tudo bom? Parabéns pelo blog. Todo o conteudo do seu blog é muitissimo interessante. Seguindo!!! Lhe convido para visitar o meu e seguir se gostar, é claro. Abraço.

    http://esasdulcespalabras.blogspot.com

    ResponderExcluir