quinta-feira, 22 de setembro de 2011


Apesar de ser considerado o grande inimigo das dietas controladas seguidas por quem quer perder peso, o chocolate possui nutrientes, vitaminas e sais minerais, que podem contribuem para evitar o aparecimento de certos tipos de doenças. Devido ao seu alto teor de flavonóides, antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, e de substâncias precursoras da serotonina, que é a responsável pela sensação de prazer e bem-estar, o chocolate tem despertado a atenção de vários estudiosos para o assunto.

Os benefícios do chocolate

Os nutricionistas explicam que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, e por isso retardam o processo de envelhecimento e ajuda a diminuir os níveis de LDL, conhecido como o colesterol ruim, no sangue. Além disso, ele também contém vitaminas A, B, C, D e E, e sais minerais, como o ferro e o fósforo. No entanto, por conta do seu alto valor calórico deve ser consumido com moderação mesmo por pessoas saudáveis. Os chocolates ao leite e o branco são ainda piores, uma vez que possuem as gorduras saturadas presentes no leite.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o limite diário de chocolate que pode ser consumido é de até 50 gramas, tendo em vista os altos teores de açúcar e gordura. Entre outros benefícios, o chocolate é capaz de diminuir o estresse, auxiliam mesmo que em pequenas proporções a reduzir quadros inflamatórios, proporciona sensações de bom humor, além de reduzir os sintomas da fadiga.

É preciso estar atento, pois existem casos em que é contra-indicado o consumo de chocolate, pessoas alérgicas ou sensíveis a determinadas substâncias presentes no alimento, com irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal e os diabéticos, estão incluídos nesse grupo. Com crianças menores de 2 anos de idade o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que as chances de intolerância à lactose antes dessa ida

3 comentários:

  1. Ainda bem que há benefícios,eu amo chocolate...Afss imagine se fosse só malefício ???

    ResponderExcluir
  2. Já sigo vs a algum tempooo!!!

    Blog Atualizadoo!!! Dá uma passadinha lá, vs vai adoraar!!!
    http://echidellanima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É, nós mulheres sabemos bem quais os benefícios do chocolate. Principalmente quando o stress ataca, rsrs. Porém uma vez eu vi uma reportagem falando que a vontade de comer chocolate poderia ser substituída por uma caminhada. kkkk.

    Um abraço e uma ótima semana! ^^

    ResponderExcluir