segunda-feira, 1 de agosto de 2011


Dicas para sair das dividas
 
Não ter dinheiro para pagar as contas no final do mês é uma das preocupações de milhares de pessoas que não sabem como fazer para economizar durante o mês e sair das dívidas. De acordo com indicadores de empresas como o Serasa, que possui um dos maiores bancos de dados relacionados a informações financeiras do mundo, os consumidores brasileiros estão fazendo mais dívidas e adquirindo bens ou empréstimos sem ter como honrá-los. Entretanto, atitudes simples e pequenas mudanças no dia a dia são capazes de fazer uma grande diferença no seu orçamento e são o primeiro passo a serem seguidos por quem quer cortar gastos e sair da inadimplência.

Para começar será necessário realizar uma análise completa do seu orçamento mensal e procurar por itens que podem ser retirados sem causar prejuízos, e conseqüentemente reduzindo as despesas de forma a adequá-las a sua receita.  Muitas pessoas nem têm esse tipo de controle e nunca sabem exatamente para onde foi o dinheiro que recebeu no início do mês. Assim, essa análise das despesas já facilitará a conscientização do quanto pode ser gasto e do quanto pode ser economizada.

Algumas dicas são fundamentais e devem ser seguidas por quem deseja economizar e gastar menos durante o mês. Substituir certas marcas, mais caras, por produtos genéricos, mais baratos, nas compras do dia-a-dia é uma delas, principalmente para quem avalia um produto apenas pelo rótulo. Voltar a comer a comida preparada em casa também é uma maneira cortar gastos, por isso evite ao máximo comer em restaurante e leve para o trabalho uma marmita com o seu almoço feito em casa. Para quem é assinante de várias revistas, jornais e de TV por assinatura, a dica é rever e escolher a publicação que é de seu maior interesse e cancelar as demais, o mesmo deve ser feito com os canais pagos, se você não os assiste com freqüência.

Se você possui cartões de crédito, e não consegue pagar as faturas, o melhor é pegar um empréstimo onde os juros são bem menores para quitar a divida dos cartões que costumam ter juros muito maiores. Tente negociar suas contas. Você pode conseguir um bom desconto para quitação. Mas o mais importante é acreditar que você pode sair das dividas e começar uma vida nova.
                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário