terça-feira, 30 de agosto de 2011




 Cuidado com a modernidade


Do jeito que anda o ensino público, e a facilidade das aprovações, daqui alguns anos os nossos formandos não vão ter capacidade de expressar seus pensamentos por escrito. Vão estar totalmente desinformados, sem interesse nenhum, e sem entender o que pensar das coisas. Eu posso imaginar um monte de ignorantes nas empresas, escolas, por todo lado. Tudo culpa da modernidade.



Mas eu acredito que uma minoria ainda vai querer pensar, ler bons livros, pintar uma tela, escrever. Não vivendo totalmente afastados da modernidade, mas com controle suficiente para não deixar de lado o tradicional. Quem nunca se deliciou no ambiente calmo de uma biblioteca. Não é?

Atualmente no mundo em que vivemos somos levados a consumir de forma exagerada. Particularmente não vivo sem um celular, um computador, carro, porém não me incomodo de ter um celular ultrapassado, um carro antigo, e um computador antigo, mas atualizado, e que atende as minhas exigências. Eu não aceito é essa tal de compulsão por modernidade.

O nosso povo vive sérios problemas de saúde, vivendo em situação de miséria extrema. Eu não teria coragem de sair nas ruas usando roupas caras, jóias, carro de luxo, sabendo que existem pessoas precisando de ajuda. Eu confesso que ficaria envergonhado. Particularmente, eu prefiro a simplicidade. Apreciar uma paisagem, ver as crianças brincando no jardim, ou apreciar o canto de um pássaro livre.

Se não conseguimos ser simples, a vida fica muito mais difícil. A correria do dia a dia nos deixa escravos do relógio, dos compromissos, das festas excessivas, e num instante vemos que a vida passou, sem sentido, sem emoção. Podemos estar em casa, no meio da multidão, rodeados de amigos, num bar ou lendo um livro. O importante é estarmos feliz naquele momento.

Não podemos viver atormentados, ansiosos, pensando exclusivamente no crescimento pessoal. Será que você vai viver sempre atrás das ultimas novidades, do ultimo lançamento, do mais moderno? Pense nisso! E viva a vida.




2 comentários:

  1. Olá João.

    Olha, acho que existem sempre dois lados da moeda, e nenhum deles pesa mais que outro. Eis o equilíbrio. Sim, a evolução é acompanhada de alguns defeitos, mas também de qualidades. Sou da época da máquina de escrever, das cartas que demoravam pelo menos 3 dias para chegar, dos vinis caros e raros. Os benefícios são inegáveis! Otimismo, homem! =)

    E sim, claro que eu sigo, e obrigado pelo retorno! Abs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog;já o estou seguindo ;0)

    ResponderExcluir